quarta-feira, 2 de julho de 2008

UERJ em Teresópolis

Antes não passava de um sonho, um boato. A partir de hoje, se torna realidade.
O prefeito Roberto Petto e o reitor da Universidade, Ricardo Vieiralves, assinaram, nesta quarta-feira, 2 de julho, o protocolo de intenções para a implantação da Universidade. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em um convênio com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, abrirá o primeiro e único curso público de turismo em Teresópolis. Em uma coletiva realizada no Teatro Municipal, os detalhes de como será a universidade, foram dados. Com a vinda da UERJ, a cidade tornar-se-á o mais novo pólo acadêmico no ramo turístico. E como disse o próprio reitor da instituição, 'a cidade não está ganhando um curso de turismo, mas sim abrindo as portas para a UERJ, uma das 10 maiores universidades do país, com possibilidades de mais cursos'. Tomamos o exemplo de Nova Friburgo, que começou com o curso de Engenharia Ambiental, contando hoje com o de Pedagogia, Engenharia Mecânica, Informática e em breve com Educação Artística.
Adverso de muitas críticas, quem sai ganhando não é o Prefeito, não são os vereadores, não é a UERJ, é a cidade toda. Além de simbolizar para muitos, uma ruptura, mesmo que indireta com, com o chamado monopólio acadêmico que sempre esteve presente nas conversas dos cidadãos teresopolitanos, uma vez que a UNIFESO era a única opção universitária na cidade.
A única falha na iniciativa do projeto, foi na escolha do tempo. Já que os atos políticos de maior importância, só acontecem em época de eleição. Tirando isso, nota 10 à iniciativa!


Fotos:






Um comentário:

Anônimo disse...

até que enfim uma opção para quem quer estudaR E NÃO PODE PAGAR uma faculdade com esses valores absurdos ...