segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sistema de cotas, pura contradição

A vitória de um negro para a presidência da maior potência mundial, está causando bastante polêmica e levantando assuntos bastantes pertinentes, sendo um desses, o sistema de cotas nas universidades do Brasil. O tema foi levantado na comunidade Teresópolis - Teresopolis no orkut. Segue algumas postagens contra o sistema de cotas que estão na comunidade...


"Suprema Corte americana impede cotas raciais
- Por Danilo Casaletti

Juiz determinou ontem que as escolas nos Estados Unidos não poderão reservar vagas para crianças usando apenas a raça como critério.

A Suprema Corte dos Estados Unidos barrou os chamados programas de ação afirmativa, que garantem cotas para crianças negras nas instituições americanas de ensino público. A decisão da Corte aconteceu depois que pais de alunos de Seattle e Louisville contestaram as leis que regiam as matrículas de alunos nas escolas primárias e secundárias. A ação afirmativa é correspondente ao sistema de cotas raciais adotado por algumas universidades brasileiras, que reservam uma porcentagem de suas vagas para negros.

Para o presidente da Corte, John Roberts, as escolas não podem usar somente a diferença racial para atingir o objetivo de equiparar de oportunidades de ensino entre todos, a proposta da ação afirmativa. Roberts defende que outros aspectos, como demografia, talentos e necessidades particulares, devem ser levados em conta na hora da classificação dos alunos participantes do programa de cotas das escolas. A decisão da Corte vai ao encontro do pensamento dos pais de alunos brancos que reclamam que os critérios são injustos e discriminatórios com as crianças brancas.

Em 2003, a Corte havia autorizado as universidades a levar em consideração a raça como um dos critérios para admissão dos estudantes, desde que esta não fosse uma espécie de reserva de vagas. As universidades teriam que adotar outros elementos para favorecer a diversidade em seu recrutamento. A decisão, porém, foi derrubada pouco depois, por essa mesma Corte, depois que uma juíza centrista deixou o cargo e foi substituída por um colega conservador." Autor da postagem: André.

________________________________________________________

"Sou totalmente contra. E ao meu ver é a oficialização do governo sobre a porcaria que é a educação no Brasil. Foi muito mais fácil criar cotas do que melhorar o ensino. Além, claro, de achar este tipo de "privilégio" totalmente racista. Discriminação na veia. Tanto para os negros como para os brancos. E tem mais, muitos que obtiveram esta vantagem, não acompanharam o ensino dentro das universidades. Ou por incapacidade intelectual, por não ter tido um bom ensino escolar ou por condições financeiras. Outro dia, este tema foi questionado pelo Paulo Henrique Amorim. Não me recordo exatamente dos números, mas sei que dos que entraram por este sistema de cotas, apenas 2% permanecem ocupando as vagas adquiridas. E aí? (II)


PS. Marco, eu só repassei o que assisti o Paulo Henrique Amorim afirmou. Como eu, particularmente, gosto de ouvir o que ele tem a dizer, acreditei no que foi passado na tv. Independente disso, dos números, continuo sendo radicalmente contra as cotas. E os motivos já estão explanados nesta minha postagem anterior, da qual repostei.. E só tenho a complementar que, os brancos que possuem melhores acessos a educação são penalizados pela incompetência do Estado em não fornecer uma educação de qualidade aos demais. Sobraram pra eles a culpa da ineficiência educacional." Autora da postagem: Carmem.

________________________________________________________

"A COR DA PELE nunca pode ser usada como argumento que justifique um critério para se discriminar um cidadão de um outro, qualquer que seja a cor de sua pele, origem, descendência, raça, etc.

Vimemos num Estado Democrático de Direito, fundado em valores supremos como a liberdade, a justiça e a igualdade, dentre outros direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal, em cujos Princípios Fundamentais estão constituídos, expressos cristalinamente e em poucas linhas, quais os objetivos fundamentais do nosso país: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e de promover o bem de TODOS, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."

Se for de outra forma, privilegiando uns em relação a COR DA PELE, em detrimento de outros com igualdades semelhantes, estaria por se rasgar a Constituição, numa afronta indiscutível aos seus Princípios Fundamentais. Autor da postagem: André.

________________________________________________________

Vale lembrar, que todas as opiniões expressas são A FAVOR das cotas. De opinião pessoal, não sendo portanto, uma verdade, mas sim um ponto de vista.

Você pode conferir tudo o que foi dito no fórum clicando aqui!

Nenhum comentário: