domingo, 28 de setembro de 2008

Direito de Resposta

Com as eleições se aproximando, alguns jornais teresopolitanos, que estão perdendo a credibilidade do leitor, andam disponibilizando notícias sensacionalistas e algumas inclusive, MENTIROSAS. O jornal 'O Popular', foi recolhido das bancas há um tempo atrás por conter uma pesquisa eleitoral errônea e tendenciosa ao candidato Mário Tricano. E o mais novo caso, foi a reportagem em que os Jornais 'A Gazeta', 'O Popular' e 'Verdade' passaram ao público, dizendo que o candidato Jorge Mário recebia apoio, do atual Prefeito Roberto Petto. Jorge Mário recorreu a Justiça Eleitoral, que entendeu que o mesmo teria um direito de resposta concedido nos respectivos jornais que publicaram uma versão contraditória do fato. O direito de resposta foi elaborado e os jornais foram distribuidos para as bancas. Até então, tudo corria normalmente. Contudo, os jornais foram comprados assim que as bancas foram abertas, não chegando ao público leitor.


Segundo a justiça, apesar dos referidos Jornais terem de fato impresso o material de acordo com a ordem judicial, houve uma tentativa de dificultar o acesso do público ao material. Testemunhas relatam que algumas pessoas teriam comprado todos os jornais nas primeiras horas da manhã, na tenativa de que estes atingissem o menor número possível de leitores.
Gilberto Jr. do Jornal 'A Verdade', Nida Rego do Jornal 'A Gazeta' e Nelson Durão do Jornal 'O Popular', foram detidos para esclarecimentos na 110ª D.P.
O fato ganhou destaque na comunidade de Teresópolis no Orkut (Clique aqui para ver a comunidade), e após os devidos esclarecimentos e liberado, o jornalista Nelson Durão relatou como foi o caso, em sua versão. O relato está disponível no link aqui!
Em seu relato, Durão disse que a ação da Justiça foi arbitrária e tendenciosa. Inclusive que uma jornalista do Jornal 'A Gazeta', fora detida para garantir que a dona do mesmo chegasse, representando um sequestro legitimizado.

  • Para denunciar crimes eleitorais? Ligue para 2742-5083.

Nenhum comentário: