segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Le Parkour - Urbanus


Uma das atrações do Projeto Urbanus, foi o Le Parkour, um esporte francês onde os praticantes - conhecidos como traceurs, ou traceuse, no feminino - usam seu corpo para passar obstáculo de uma forma rápida e fluente. No Parkour você aprende técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, porém o parkour NÃO É UM ESPORTE DE PULAR PRÉDIOS. Ele consiste em um homem correndo de alguém/algo e nenhum obstáculo pode pará-lo, mas, ele não é só isso, além de passar os obstáculos, você deve executar os movimentos da forma mais natural possível usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo. Vale a pena ressaltar que você treina o Parkour para você mesmo, você não faz movimentos para impressionar outras pessoas, até por que, isso pode resultar em sérias quedas. Em Teresópolis o Le Parkour já está fazendo sucesso entre os jovens há algum tempo... Segue abaixo o vídeo dos traceurs teresopolitanos.






Banda UNDERWORLD


"A união de alguns jovens, que com dedicação, esforço e amor ao metal, surgiu a mais nova e destruidora banda da cidade de Teresópolis! Surgida do sonho de dois amigos, e fortificada por vários outros, estamos cada vez crescendo mais!" - Banda Underworld (clique para visualizar o perfil da banda no orkut).


A banda Underworld se apresentou pela primeira vez no projeto Urbanus realizado pelo SESC Rio. E uma das músicas que eles cantaram no show, Iron Maiden - The Tropper, segue no vídeo abaixo, confira...!


Em breve, os melhores momentos de Urbanus


Os melhores momentos da primeira fase do projeto Urbanus você poderá conferir no Acorda Terê, EM BREVE!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Caos Urbano - Parte I

- Por Tauat Resende -

Antes de mais nada, vamos saber o que é Caos Urbano. Caos Urbano é o nome da matéria que será divida em várias partes, que ainda não foram pré-estabelecidas.
O assunto abordado nas matérias, será SEMPRE, os problemas de Teresópolis. Alguns dos muitos desafios que o novo Prefeito Jorge Mário terá de enfrentar no seu governo. Uns problemas que são mais simples de se resolver e outros que são mais difíceis, mas que com determinação, poderão sim ser resolvidos.
O esquema das reportagens, se darão da seguinte forma: primeiro serão levantados os problemas, depois algumas colocações sobre tal problema e por último, se possível, as sugestões para os mesmo.
As reportagens estarão quase sempre, acompanhadas de fotos e/ou vídeos dos locais para ilustração etc... E é isso aí, acompanhem Caos Urbano!

O problema: Lixo nas ruas


Um dos problemas mais comuns das cidades brasileiras hoje em dia, é o lixo nas ruas. Com o crescimento das cidades, o inchaço populacional e o crescimento no consumo, o aumento dos resíduos se tornou uma conseqüência dos três fatores falados anteriormente.
Em Teresópolis a situação não é diferente. Lugares sujos e repletos de lixo, não é difícil de se encontrar. E não é preciso ir em bairros populares para ver isto, no centro da cidade encontramos muitos exemplos deste problema que tem por sua única e exclusiva causa, a falta de educação.
O lixo além de ser esteticamente feio, se torna um local não higiênico, servindo como hábitat para ratos, etc e como alimento para alguns animais, que poderão enfim, transmitir doenças às pessoas.

Os exemplos





Cães revirando o lixo em frente ao camelô da rodoviária, uma das entradas dos turistas que vem para Teresópolis.




Na falta de lixeiras, o lixo é armazenado com 'jeitinho', como podemos ver no destaque da figura acima.




Além da falta da lixeira, somente o suporte azul, o lixo se faz presente nas calçadas.




Em alguns locais, a falta de lixeira, em outros as lixeiras super lotadas.




Enquanto o lixiero não vem, o lixo das lojas vai se amontoando nas calçadas.


As soluções

Como podemos observar nas fotos, o problema do lixo na rua, é facilmente resolvido. Basta organização e educação (por meio da sociedade). Organização, pois se cada um fizer sua parte na hora de descartar o lixo, não iremos nos deparar com situações como as das fotos. - Organizar como? Fácil tarefa. As lojas separam o lixo produzido e só os descartam, quando estiver na hora do caminhão do lixo passar, para que o material não fique muito tempo na rua e corra o risco de cães o bagunçarem, ocupar as calçadas, 'enfeiar' a cidade e comprometer a saúde das pessoas. A população precisa cooperar, tendo mais educação e valorizando sempre o bem comum. E não destruir as lixeiras e jogar lixo fora das mesmas.
Além da sociedade, a prefeitura também precisa ajudar nesta tarefa. - Como? Disponibilizando mais garis nas ruas, instalando novas lixeiras e substituindo as lixeiras quebradas por novas. Além é claro, de inserir em Teresópolis a coleta seletiva, um importante aliado na luta de um meio-ambiente sustentável. Mas a coleta seletiva é o assunto de outra matéria...


Caos Urbano está só no início. Novas matérias estão vindo por aí. Aguarde e confira. Só aqui, no Acorda Terê !!