- Por Tauat Resende -
Antes de mais nada, vamos saber o que é
Caos Urbano.
Caos Urbano é o nome da matéria que será divida em várias partes, que ainda não foram pré-estabelecidas.
O assunto abordado nas matérias, será SEMPRE, os problemas de Teresópolis. Alguns dos muitos desafios que o novo Prefeito Jorge Mário terá de enfrentar no seu governo. Uns problemas que são mais simples de se resolver e outros que são mais difíceis, mas que com determinação, poderão sim ser resolvidos.
O esquema das reportagens, se darão da seguinte forma: primeiro serão levantados os problemas, depois algumas colocações sobre tal problema e por último, se possível, as sugestões para os mesmo.
As reportagens estarão quase sempre, acompanhadas de fotos e/ou vídeos dos locais para ilustração etc... E é isso aí, acompanhem Caos Urbano!
O problema: Lixo nas ruas
Um dos problemas mais comuns das cidades brasileiras hoje em dia, é o lixo nas ruas. Com o crescimento das cidades, o inchaço populacional e o crescimento no consumo, o aumento dos resíduos se tornou uma conseqüência dos três fatores falados anteriormente.
Em Teresópolis a situação não é diferente. Lugares sujos e repletos de lixo, não é difícil de se encontrar. E não é preciso ir em bairros populares para ver isto, no centro da cidade encontramos muitos exemplos deste problema que tem por sua única e exclusiva causa, a falta de educação.
O lixo além de ser esteticamente feio, se torna um local não higiênico, servindo como hábitat para ratos, etc e como alimento para alguns animais, que poderão enfim, transmitir doenças às pessoas.
Os exemplos

Cães revirando o lixo em frente ao camelô da rodoviária, uma das entradas dos turistas que vem para Teresópolis.

Na falta de lixeiras, o lixo é armazenado com 'jeitinho', como podemos ver no destaque da figura acima.

Além da falta da lixeira, somente o suporte azul, o lixo se faz presente nas calçadas.

Em alguns locais, a falta de lixeira, em outros as lixeiras super lotadas.

Enquanto o lixiero não vem, o lixo das lojas vai se amontoando nas calçadas.
As soluçõesComo podemos observar nas fotos, o problema do lixo na rua, é facilmente resolvido. Basta organização e educação (por meio da sociedade). Organização, pois se cada um fizer sua parte na hora de descartar o lixo, não iremos nos deparar com situações como as das fotos.
- Organizar como? Fácil tarefa. As lojas separam o lixo produzido e só os descartam, quando estiver na hora do caminhão do lixo passar, para que o material não fique muito tempo na rua e corra o risco de cães o bagunçarem, ocupar as calçadas, 'enfeiar' a cidade e comprometer a saúde das pessoas. A população precisa cooperar, tendo mais educação e valorizando sempre o bem comum. E não destruir as lixeiras e jogar lixo fora das mesmas.
Além da sociedade, a prefeitura também precisa ajudar nesta tarefa.
- Como? Disponibilizando mais garis nas ruas, instalando novas lixeiras e substituindo as lixeiras quebradas por novas. Além é claro, de inserir em Teresópolis a coleta seletiva, um importante aliado na luta de um meio-ambiente sustentável. Mas a coleta seletiva é o assunto de outra matéria...
Caos Urbano está só no início. Novas matérias estão vindo por aí. Aguarde e confira. Só aqui, no Acorda Terê !!